DÉCADA DE 1980
Confira também o livro: "A luta pelo cinema: Memórias do cineclubismo no Espírito Santo"
A efervescência do movimento cineclubista capixaba, principalmente a partir da participação nas Jornadas Nacionais e no Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), contribuiu para vislumbrar uma maior articulação a nível estadual, culminando na criação da Federação de Cineclubes do Espírito Santo, em 1981.
A federação foi abrigada na sede do Cineclube Universitário, grande epicentro responsável pela organização dos cineclubes existentes e criação de outros cineclubes na Grande Vitória e no interior do país. A existência de uma política de fomento ao cineclubismo a partir da Ufes - e, posteriormente, do Departamento Estadual de Cultura (DEC) - permitiu uma estrutura para que estudantes pudessem desenvolver as ações do movimento de forma continuada.
A Federação de Cineclubes do Espírito Santo não deixou de ser impactada pelos conflitos e dificuldades de seu tempo. As cisões internas por conta das diferenças políticas e a crise provocada pela transição das películas e projetores de filmes de 16mm para 35mm são apontados, por participantes, como elementos que fizeram com que a entidade fosse perdendo força, até que se extinguisse no final dos anos 80.
-
Projetos, cursos e mostras (Mês do Cinema Brasileiro, Cinema e Periferia, Interiorização, Cinema Russo, Fassbinder etc)
Durante o período de existência da Federação de Cineclubes do Espírito Santo, esta foi responsável por dialogar com outros entes e sugerir e executar políticas importantes para o desenvolvimento do cineclubismo e democratização do acesso ao cinema no estado.
Jornada de 1989
A segunda Jornada Nacional realizada no Espírito Santo aconteceu em 1989 e refletiu muito bem o momento que o movimento cineclubista vivia, naquele que foi talvez o período mais difícil de inflexão desde o golpe de 1964.
Confira alguns arquivos da época;


