2020

Confira também o livro: "A luta pelo cinema: Memórias do cineclubismo no Espírito Santo"
Em dezembro de 2021, a Organização dos Cineclubes Capixabas completou dez anos de existência. No ano de 2020, porém, o mundo foi surpreendido pela pandemia da COVID-19. Cineclubes de todo o Brasil precisaram adequar suas atividades à nova realidade para continuarem em atividade, o que em grande, parte dos casos, significou aderir a modos de exibição remota.
No Espírito Santo, a OCCa criou um grupo de trabalho sobre Cineclubismo Digital, responsável por produzir a cartilha "Como fazer cineclube na pandemia?". Trazendo orientações sobre a migração das atividades presenciais para plataformas online. Além de sugestões de interfaces e canais para realização dos encontros, o documento foi produzido com o intuito de ser um manual para auxiliar os(as) agentes culturais na realização de sessões remotas, "mantendo as atividades dos cineclubes no meio digital, sem perder a essência do cineclubismo", como aponta Luiz Eduardo Neves, presidente da Organização dos Cineclubes Capixabas na gestão 2020-2022.
Em meio ao cenário pandêmico, a aprovação da Lei Aldir Blanc no Congresso Nacional ajudou a socorrer o setor cultural, um dos mais impactados pelas ações de distanciamento social. Foi por meio do Prêmio Trajetórias, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) com recursos da LAB, que a OCCa obteve financiamento para a realização de ações em benefícios dos cineclubes capixabas. Uma delas foi um ciclo de formações em cineclubismo realizado por meio do canal de YouTube da organização. Também este site foi elaborado com os recursos do prêmio, assim como a reformulação da logomarca e a criação de um selo comemorativo dos dez anos da OCCa.
Acesse abaixo a cartilha sobre cineclubismo digital.


